29 de out. de 2013

E você? Já tomou seu ácido fólico hoje?

O bom de estar grávida (além do óbvio: bebê) é que estou adentrando à um mundo totalmente desconhecido e tenho muita coisa para ler e me maravilhar. Principalmente em temas que sempre gostei como: alimentação, cosméticos e exercícios. SIM, MAMÃES, existe um mundo voltado para isso. 

E o assunto que quero falar aqui é sobre o tão famoso ÁCIDO FÓLICO. Afinal, você sabe para quê ele serve? Pois bem, assim que decidimos trazer um baby ao mundo, o Doc pediu que eu iniciasse o ácido fólico e devo manter até o 1o ultrassom morfológico, o que dá em trono de 3 meses após a concepção. 

Curiosa, fui buscar no pai google para quê especificamente servia, uma vez que a maioria dos médicos são bem genéricos sobre o motivo: evita a má formação do bebê. 

Enfim, o ácido fólico é importante sim para prevenir a má formação do embrião e principalmente, para evitar e prevenir má formação neurológica, que ocorre nas primeiras semanas da gestação.

Veja a explicação by Wikipedia:

"Se a mulher tem ácido fólico suficiente durante a gravidez, essa vitamina pode prevenir defeitos de nascença no cérebro e na coluna vertebral do bebê, como a espinha bífida. Pois o ácido fólico participa na formação do tubo neural no feto."

E mais:

"O ácido fólico atua na prevenção de anomalias congênitas no primeiro trimestre da gestação. Ele é recomendado na prevenção primária da ocorrência de defeitos do fechamento do tubo neural, que entre os dias 18 e 26 do período embrionário transforma-se na espinha. Defeitos do tubo neural são malformações que ocorrem no início do desenvolvimento fetal, sendo os principais: anencefalia e espinha bífida. As doses diárias recomendadas são de 0,4 a 0,8 mg no período de no mínimo um mês antes da concepção até três meses ou 12 semanas de gravidez (1º trimestre)."

Pois bem. E você? Já tomou seu ácido fólico hoje? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário