10 de mai de 2014

Fim de semana de muitas emoções - 33 semanas

Sabe aquilo lá que dizem que, depois que a gente faz 18 anos a vida passa que nem vemos: para mim, essas últimas semanas estão assim; parece que foi ontem que descobri que estava grávida e hoje estou completando 33 semanas. E como é a Sarinha com 33 semanas?

Seu bebê chegou ao marco de 2 quilos, e mede por volta de 44 centímetros. É como se você estivesse carregando um abacaxi na barriga: o abacaxi mais lindo do mundo, é claro!

Nesta fase, a criança começa a se posicionar para o parto, e normalmente fica de cabeça para baixo.

Seu médico vai monitorar com atenção a posição do bebê nas próximas semanas. Alguns bebês resolvem ficar sentados, o que pode prejudicar a perspectiva de parto normal.

A cabeça do bebê ainda é relativamente flexível, e os ossos não se fundiram completamente. Um dos motivos para isso é facilitar a passagem pelo canal do parto. Mas os ossos do restante do corpo estão ficando cada vez mais rígidos. A pele do bebê também perde o aspecto avermelhado e enrugado.

Se for o seu primeiro filho, há mais chances de o bebê encaixar a cabeça na pelve esta semana, pressionando seu colo do útero. (Isso acontece com cerca de metade das mães de primeira viagem).

Para quem já teve outro filho, a previsão é que o encaixe aconteça uma semana antes do parto -- e em algumas mulheres o bebê só "desce" no começo do trabalho de parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário